O Canal de Ouvidoria do Sesc Espírito Santo é um canal de relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. São quatro os tipos de manifestações que podem ser feitas pelo Canal de Ouvidoria:
ELOGIO: http://transparencia.es.sesc.com.br/e-ouv/home/formulario/elogio
Manifestações que demonstrem satisfação ou agradecimento por serviços prestados pela instituição e/ou seus colaboradores.
SUGESTÃO: http://transparencia.es.sesc.com.br/e-ouv/home/formulario/sugestao
Manifestações que contenham propostas de ações/ou projetos considerados úteis à melhoria dos serviços ou processos executados pela Instituição.
RECLAMAÇÃO: http://transparencia.es.sesc.com.br/e-ouv/home/formulario/reclamacao
Manifestações contendo desagrado ou protesto a respeito de qualquer serviço prestado, ação ou omissão da Instituição e/ou de seus colaboradores.
DENÚNCIA: http://transparencia.es.sesc.com.br/e-ouv/home/formulario/denuncia
Canal exclusivo para comunicação de condutas consideradas graves, após terem sido esgotadas as instâncias imediatas de atendimento: o gestor imediato para os colaboradores; o fiscal do contrato para os fornecedores; o atendimento do Sesc para cliente e sociedade. Ou quando não houver outro meio de relatar o fato que não seja anonimamente.
A ferramenta de DENÚNCIA deve ser utilizada quando tiverem se esgotado todas as instâncias imediatas de atendimento e as situações a relatadas foram graves, tais como:
· Infração à legislação vigente ou às demais normas do Sesc;
· Fraude contábil, financeira ou de auditoria interna e externa;
· Atos de corrupção envolvendo empregados do Sesc ou entidades relacionadas;
· Atos de assédio sexual e outras formas de violência, na forma da Lei 14.457/2022.
O que saber antes de fazer uma denúncia
Os relatos poderão ser feitos de forma anônima. Porém, mesmo quando o denunciante se identificar, todo o processo de apuração será confidencial.
Para formular um relato é importante que se tenha certeza ou fortes indícios do que está sendo informado. Devem ser fornecidas informações objetivas e suficientes para possibilitar uma verificação dos fatos. Relatos vagos e imprecisos não serão apurados.
É vedada a prática de denuncismo, não devendo ser relatadas situações inverídicas ou distorcidas da realidade. Ficam sujeitos a penalidades aqueles que tentarem usar o Canal de Ouvidoria para prejudicar terceiros, por meio de alegações caluniosas.
Privacidade de dados
O Sesc utilizará os dados fornecidos com a finalidade exclusiva de atender a demanda da Ouvidoria.
SELECIONE ABAIXO A MANIFESTAÇÃO QUE DESEJA REALIZAR: